Está a chegar o Dia da Mãe e com ele o nosso desejo de as homenagear. É verdade que todos os dias devemos demonstrar o nosso afeto à nossa mãe, mas afinal como surgiu o Dia da Mãe?
As celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas à Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, as cerimónias começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo. A ideia do Dia da Mãe surgiu nos Estados Unidos e partiu de Anna Reese Jarvis, que em 1907 lançou um movimento para criar o “dia nacional das mães”. A comemoração do Dia da Mãe começou na sua cidade, Grafton - estado de West Virginia, no aniversário da morte da sua própria mãe. Nos anos seguintes, todo o estado de Virginia começou a comemorar o Dia da Mãe. A campanha de Anna Jarvis estendeu-se a todos os Estados Unidos e em 1911, o Dia da Mãe era comemorado em toda a América. Em 1914, o então presidente Woodrow Wilson declara o Dia da Mãe como feriado nacional.
Em Portugal a tradição chegou nos anos 50, quando a Mocidade Portuguesa Feminina decidiu instituir o Dia da Mãe em Portugal, a 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição. Nos anos 70 a Conferência Episcopal Portuguesa pediu à Mocidade Portuguesa Feminina que o Dia da Mãe fosse alterado para uma data diferente, permitindo que o 8 de dezembro ficasse unicamente ligado a Nossa Senhora, padroeira de Portugal. O Dia da Mãe foi então alterado para Maio, considerado o mês de Maria. Inicialmente foi festejado no último Domingo de Maio, mas como coincidia com outras celebrações religiosas o Dia da Mãe foi alterado para o primeiro Domingo de Maio. Espanha, Hungria, Lituânia, Moçambique, partilham a mesma data de Portugal, já Alemanha, Itália, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos festejam no segundo dia de Maio. Inglaterra celebra o Dia da Mãe no quarto dia da Quaresma. Apesar do Dia da Mãe ter uma grande ligação comercial, a prenda mais importante é um simples e verdadeiro gesto de carinho.
Na Ginova as mães são umas das nossas inspirações para o calçado que criamos, são as mulheres que dedicam a sua vida aos seus filhos, que trabalham diariamente para lhes proporcionar uma vida confortável, que abdicam de alguns desejos próprios em função da sua família. Queremos que se sintam confiantes e confortáveis, porque todas as mães merecem sentir-se bonitas.
Este ano na Ginova ao comprar calçado de senhora terás 20% de desconto no segundo artigo, para que possas agradecer e presentar a tua mãe. Basta adicionar ao carrinho um dois artigos e o desconto será aplicado automaticamente ao artigo de igual ou menor valor. Esta campanha não acumula com vouchers em vigor.
Visita a nossa página do Dia da Mãe e consulta as sugestões que temos para ti!
Leave a reply